Você conhece uma obra de ar condicionado premiada?

A comunidade de engenharia brasileira tem maior proximidade com dois grandes eventos ligados as comunidades de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado). O “The Award of Engineering Excellence”, promovido pela ASHRAE, criado em 1989, eno Brasil, o “Prêmio Destaques do Ano”, promovido pela SMACNA Brasil (filial da SMACNA inc/USA) em conjunto com a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), sendo o principal evento nacional, realizado desde 1993.

O Prêmio SMACNA edição 2021 premiará as obras concluídas nos anos de 2019 e 2020 e terá sua cerimônia de premiação no dia 11 de novembro de 2021.

As obras premiadas no setor de AVAC se destacam por suas características de projeto e instalação, com critérios como: inovação, qualidade, eficiência energética, sustentabilidade, entre outros.

Apresentamos a seguir algumas das obras premiadas pela ASHRAE em 2021, sem identificação das categorias relacionadas:

Kyoto Station (Japão)

Foi conduzido um Retrofit na geração de energia com a instalação de um sistema de cogeração a gás, que permitiu reduzir os custos de energia em 20%. Já está previsto também o Retrofit de todos os seus condicionadores, vulgo UTAs – unidades de tratamento de ar.

Highschool – CPS Gamble Montessori (Ohio, USA)

Nessa escola pública, localizada na cidade de Ohio, cuja sede é uma edificação com mais de 100 anos de idade, foi conduzido o Retrofit das instalações, incluindo a instalação de sistema dedicado para tratamento do ar externo (DOAS). Com isso, conseguiu-se uma melhoria nas condições de conforto térmico e redução no consumo de energia de 11%.

Kaiser Vallejo Medical Offices (Sereno, USA)

O novo projeto e instalação de ar condicionado previu um Retrofit dos sistemas instalados com base na ASHRAE 36-2018 (High-Performance Sequences of Operation for HVAC Systems) e com isso alcançou uma redução de 21,4% no consumo de energia, 38,% na geração de água gelada e 56% na geração de água quente.

Knight Center Research Building (Portland, USA)

O Centro de Pesquisas tem uma área total de 24.115 m², sendo 9.290 m² dedicados para laboratórios de estudos relacionados a oncologia. O sistema implantado nesse projeto previu o número de trocas de ar / hora (renovação de ar) da área de escritórios variando em função da ocupação dos espaços. Assim, o excesso de ar é conduzido por ventiladores de transferência para a área dos laboratórios, reduzindo o consumo de energia despendido no tratamento do ar externo.

Além de várias outras inovações, destaca-se o fato de as descargas dos sistemas de exaustão terem sido testadas e desenvolvidas em um túnel de vento, que simulou as condições reais de operação. Com isso, foi possível implementar a variação de velocidade dos exaustores em função de um medidor de velocidade do vento (anemômetro) instalado no telhado.

As obras aqui destacadas foram desenvolvidas internacionalmente. O mercado de AVAC brasileiro não fica atrás em termos de inovação, qualidade, eficiência energética e sustentabilidade. Acompanhem o Prêmio SMACNA para conhecer as obras de destaque no Brasil!